Análise - Atalanta BC
- MasterFootball
- 11 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Enquadramento e Dados Gerais
A equipa sensação da temporada vem da cidade de Bérgamo!
O clube italiano tem vindo a apresentar uma evolução bastante considerável desde a chegada de Gian Piero Gasperini, contando já com alguns apuramentos para a Liga Europa, contudo, na presente temporada fazem a sua estreia na prova milionária da UEFA (e que bem que se estão a sair)!
Após passar o seu grupo, na 2ªposição, atrás do Manchester City e na frente dos complicados Shakhtar Donetsk e Dinamo de Zagreb, a equipa de Bérgamo bateu o Valencia com um agregado de 8-4 nos Oitavos de Final da prova, enfrentando no próximo dia 12 o todo poderoso PSG.
Já com nova presença na fase de grupos da prova da próxima temporada, até onde conseguirão os "Orobici" chegar nesta edição?
Sistema Tático + 11 provável
A equipa de Gasperini utiliza preferencialmente o sistema de 3-4-3, variando entre o 3-4-1-2 e o 3-4-2-1, que deverá ser a escolha para o embate com o PSG, muito devido à provável ausência de Ilicic.
Na baliza, Sportiello deverá ocupar o lugar, devido à lesão de Gollini no jogo frente ao Inter.
No setor defensivo, nada garante que Palomino não esteja apto para o encontro, contudo, a sua lesão é impeditiva e mesmo que esteja pronto para ir a jogo, não deverá ter muitos minutos de treino até lá, daí o MasterFootball optar por prever Tolói (sobre a direta), Caldara (centro) e Djimsiti (sobre a esquerda).
Na linha média, Gasperini deverá optar por Gosens como ala esquerdo, com De Roon e Freuler no eixo e muito possivelmente Hateboer sobre a ala direita, contudo, a hipótese de Castagne também não é descabida.
Na frente de ataque jogará Zapata, com Papu Gómez e, muito provavelmente, Pasalic no apoio ao colombiano.

Análise - Fase Ofensiva
Análise - Fase Defensiva
Jogadores-Chave
Papu Gómez - O capitão é o homem com maior liberdade posicional, estando bastante presente em todas as etapas do jogo da equipa, apoiando a equipa na saída desde trás e fazendo uso da sua genialidade para fazer chegar o jogo da Atalanta a zonas vitais. Na presente temporada conta já com 8 golos e 18 assitências.
Josip Ilicic - Ao que tudo indica não irá jogar esta fase final, no entanto, é impossível não destacar o esloveno. Encontrou o seu ponto de equilíbrio em Bérgamo e despoletou para o estrelato evidenciando tudo aquilo que pode dar ao futebol. Com 21 golos apontados, Ilicic é o principal artilheiro da Atalanta na presente temporada.
Dúvan Zapata - O colombiano é fulcral no último terço do terreno, quer seja pela sua capacidade de utilizar o apoio frontal, de criação de espaços, ataque à profundiade e a sua veia goleadora. Com um grande entrosamento com os seus colegas de ataque, Zapata já conta com 18 golos na temporada e pretende, com certeza, elevar a fasquia na fase final da maior competição de clubes da Europa.
Por MasterFootball
Comments