top of page

Análise - Lyon

  • Enquadramento e Dados Gerais

A época 2019/2020 foi atípica para todos envolvidos, contudo para o Lyon foi um pouco mais, dada a suspensão da Ligue 1 e a classificação á altura do mesmo, o histórico francês vai ficar afastado de qualquer competição europeia na época 2020/2021, algo que já não acontecia desde a época 1996/1997. Os comandados de Rudi Garcia terminaram a época no 7º lugar, caíram nas meias-finais da taça Nacional e perderam na passada sexta-feira a final da taça da Liga para o PSG. Na Liga dos Campeões o cenário está um pouco melhor o OL. Lyon, ficou em 2º lugar no grupo G, com 8 pontos (2 V; 2 E; 2 D). Nos oitavos de final o conjunto gaulês defrontou e venceu a Juventus em casa por 1-0.

Desde o regresso pós-Confinamento, o Lyon disputou 7 jogos ( 5 V; 1 E; 1D) dos quais apenas 1 de carácter oficial. Veremos se a diferença de ritmo competitivo se notará em relação á “Vecchia Signora” que anda em competição desde o último dia 12 de Junho. A época 2019/2020 foi atípica para todos envolvidos, contudo para o Lyon foi um pouco mais, dada a suspensão da Ligue 1 e a classificação á altura do mesmo, o histórico francês vai ficar afastado de qualquer competição europeia na época 2020/2021, algo que já não acontecia desde a época 1996/1997. Os comandados de Rudi Garcia terminaram a época no 7º lugar, caíram nas meias-finais da taça Nacional e perderam na passada sexta-feira a final da taça da Liga para o PSG. Na Liga dos Campeões o cenário está um pouco melhor o OL. Lyon, ficou em 2º lugar no grupo G, com 8 pontos (2 V; 2 E; 2 D). Nos oitavos de final o conjunto gaulês defrontou e venceu a Juventus em casa por 1-0.

Desde o regresso pós-Confinamento, o Lyon disputou 7 jogos ( 5 V; 1 E; 1D) dos quais apenas 1 de carácter oficial. Veremos se a diferença de ritmo competitivo se notará em relação á “Vecchia Signora” que anda em competição desde o último dia 12 de Junho.

  • Sistema Tático + Onze Provável

O Lyon jogou a maior da época em GR+4+2+3+1, contudo desde o regresso pós-Confinamento Rudi Garcia tem optado por um GR+3+5+2, Sistema Tático que usou frente ao PSG na final da Taça da Liga e que muito provavelmente apresentará em Turim.

Na baliza estará o internacional Português, Anthony Lopes que vem de uma exibição de gala frente ao campeão francês. A linha de 3 deverá ser composta por Denayer, Marcelo e Marçal.

No centro do terreno, Bruno Guimarães será o vértice mais recuado de um triângulo que será completado por Caqueret e Aouar. As alas ficarão entregues a Maxwell Cornet á esquerda e a Dubois á direita.

Na frente de ataque os dois goleadores do conjunto gaulês, Memphis Depay e Moussa Dembélé.


  • Análise - Fase Ofensiva


  • Análise - Fase Defensiva


  • Jogadores-Chave

Memphis Depay – Jogador mais virtuoso de Rudi Garcia, muito forte no 1 vs 1, rápido e com golo, goza de uma liberdade posicional que o permite achar os espaços para poder explanar o seu futebol. Apesar de vir de uma lesão grave, é um jogador fundamental para a equipa, quanto melhor estiver Memphis, melhor estará o Lyon.


Bruno Guimarães – O médio brasileiro só chegou na janela de inverno, contudo Bruno pegou de estaca no Lyon e é neste momento um dos mais influentes da equipa. A sua capacidade de passe e a compreensão da gestão dos ritmos do jogo permitem ao Lyon ter uma capacidade maior de ligar o seu jogo.


Moussa Dembélé – Para descrevermos a importância de Dembélé poderíamos apenas falar dos 24 golos apontados até ao dia 8 de Março, mas Moussa dá mais á equipa, é um jogador vertical, está sempre á procura da bola em profundidade, mas consegue também criar para os outros, tendo também 7 assistências esta época.

Por MasterFootball

Comments


©MasterFootball. 2020. Todos os direitos reservados.

bottom of page