COVID19 - Influência da paragem dos campeonatos no rendimento das equipas
- MasterFootball
- 20 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Devido a toda esta situação pandémica o futebol foi obrigado a parar durante alguns meses. A decisão da retoma dos campeonatos gerou imensa polémica e dividiu várias opiniões, contudo, o futebol voltou mesmo na grande maioria dos países. Este interregno teve várias consequências para o mundo do futebol e consequentemente para as equipas, mas quais foram as equipas que voltaram com níveis de desempenho mais elevados que o que vinham a demonstrar até à paragem? E que equipas sentiram quebras de performance acentuadas?
O MasterFootball vai demonstrar qual a alteração do rendimento de cada equipa após toda esta situação, nas principais ligas europeias, excetuando o campeonato francês, que não regressou.
O primeiro campeonato concluído das principais ligas foi a Bundesliga. O campeonato alemão encerrou com a esperada conquista do Bayern, mas o que alterou nas suas equipas? O seguinte gráfico é referente à diferença de rendimento do pós-paragem com o rendimento antes do interregno.

A única equipa com aspiração ao título que elevou o seu nível após a paragem foi o Bayern, vencendo todos os seus jogos e partindo assim para uma conquista mais tranquila do que o esperado, um pouco devido à incapacidade do Dortmund melhorar o seu rendimento. O campeão alemão foi a equipa que melhorou mais consideravelmente o seu rendimento, seguindo-se o aflito Werder Bremen, que subiu uma posição e, mais tarde, acabou por fazer valer esta boa reta final ao evitar a despromoção, vencendo o Play-Off. A nível de melhorias consideráveis, destaques também para E.Frankfurt, Hertha e também o Hoffenheim que conseguiu ainda chegar a um lugar europeu. Por outro lado, o Schalke foi a equipa que mais quebrou, caindo de 6º para 12º na tabela, seguindo-se o Koln, com uma queda de 4 posições para 14º.
Findado no passado fim de semana, o campeonato espanhol culminou com a conquista “merengue” de mais um título, com Barcelona, Atlético e Sevilha a garantirem as restantes vagas para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

O Real Madrid foi a equipa em maior destaque no regresso do campeonato, superando o seu eterno rival com um trajeto fantástico desde a retoma da atividade. O Atlético de Madrid também elevou o seu nível, consumando uma qualificação segura para a maior competição de clubes da Europa, o que não se via até à paragem. O excelente recomeço do Villarreal valeu a conquista de uma vaga para a Liga Europa, enquanto Eibar e Osasuna fizeram valer o seu bom nível para fugirem à despromoção com alguma tranquilidade. Apesar do grande incremento de rendimento que demonstraram após a retoma, o Leganés não conseguiu evitar a despromoção. Em contrapartida, Getafe e Real Sociedad perderam a oportunidade de lutarem por uma vaga na Liga dos Campeões devido ao fraco rendimento apresentado após a retoma do futebol, tendo o Getafe até ficado de fora do apuramento para a Liga Europa, assim como o Valencia. Destaques ainda para a considerável diminuição de performance do Bétis, mas também do Espanyol, que foi a primeira equipa a cair para o segundo escalão, e o Alavés que ainda precisou de fazer uso da calculadora na reta final do campeonato, para fazer contas aos pontos para garantir a manutenção.
Os restantes campeonatos ainda se encontram em atividade, onde iremos apresentar os dados até à última jornada totalmente concluída.
Fazemos uma paragem na Premier League, onde o Liverpool já se sagrou campeão com larga vantagem dos seus adversários diretos, mantendo-se, ainda, bastante interessante a luta pelos lugares europeus e pela manutenção, apenas com o Norwich já despromovido até à data.

No presente gráfico observamos que nenhuma equipa do Top4 conseguiu obter uma melhoria no seu rendimento no regresso do futebol, permitindo assim uma aproximação do Manchester United na luta pelo apuramento para a maior competição do futebol continental.
Os Red Devils são mesmo a equipa com uma melhoria de desempenho mais significativa, seguindo-se o Arsenal e o Tottenham, que têm aproveitado para recuperar posições após uma época complicada até ao interregno das competições, destacando também a positiva melhoria do Burnley. Por outro lado, o Liverpool e o Crystal Palace têm sido as equipas que maior quebra de rendimento sofreram, porém, enquanto os atuais campeões europeus já consumaram a conquista do título, o Crystal Palace deixou de sonhar com uma hipotética qualificação para as provas europeias.
Voamos até Itália, onde apesar de ainda haver muito por decidir, tudo aponta para a revalidação do título por parte da Juventus.

No top4, a única equipa que elevou o seu desempenho foi a Atalanta, entrando na luta pelo 2ºlugar, também devido à enorme quebra da Lazio, que a afastou da corrida pelo título. Contudo, existiram duas equipas que sofreram melhorias de performance mais consideráveis que a equipa de Bérgamo, tendo sido o Milan e o Sassuolo, introduzindo-se assim na luta por uma vaga na Liga Europa da próxima temporada, destacando também o incremento de rendimento da Sampdoria, que a coloca numa posição tranquila na tabela classificativa. Por outro lado, a Lazio foi a equipa com a maior quebra do campeonato, dizimando a esperança do título voltar à capital italiana. Também o Parma e o Hellas Verona baixaram consideravelmente o seu rendimento, assim como a Spal, que se afundou na tabela classificativa e tem a despromoção quase como uma certeza.
Para finalizar fazemos uma paragem pelo nosso campeonato, que apesar de ainda não concluído, ficou com o título consumado pelo FC Porto na semana transata.

O Sporting foi a única equipa do top4 que conseguiu elevar o seu nível, já no que toca às questões do título, venceu a equipa que sofreu uma menor quebra de rendimento. As equipas em maior destaque pela positiva, são o Portimonense, que conseguiu recentemente saltar para fora dos lugares de despromoção, contra todas as expetativas, o Marítimo e o Paços de Ferreira, que conseguiram fugir da luta pela manutenção, estando já tranquilos no principal escalão de futebol nacional, destacando também Famalicão, Moreirense e o Gil Vicente. Pela negativa, o Benfica foi a equipa que mais diminui o seu rendimento, deixando o caminho livre para a conquista do seu rival, seguindo-se o Vitória FC, que perdeu a margem de 8 pontos que tinha, caindo recentemente em lugar de despromoção. Destaque também para a diminuição de performance do Braga, que os fez perder a 3ª posição do campeonato, do Tondela e do Vitória SC, que vai assim falhar o objetivo de garantir uma vaga na Liga Europa da próxima temporada.
Por Redação MasterFootball
Comentários