Guess who´s back? O regresso de um gigante há muito adormecido, acordado por um “génio louco”. -P1/2
- MasterFootball
- 2 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Quando no verão de 2018 Andrea Radrizzani, dono do Leeds United foi buscar Marcelo Bielsa a Buenos Aires para orientar os “Peacocks” estes tinham acabado a época 2017/2018 a meio da tabela no 13º lugar do Championship, algo a que os adeptos já estavam habituados. Porém, o objectivo do empresário italiano com a contratação do treinador argentino era claro, regressar á Premier League e devolver os dias de glória ao Elland Road.
Apesar da incrível época de estreia ao leme do Leeds em que Bielsa levou o clube ao 3º lugar no campeonato e apenas perdeu as hipóteses de subida á Premier League nas meias-finais dos Play-off’s, uma equipa que na época anterior ficou a meio da tabela, ficou um amargo de boca nos adeptos por estar tão perto o regresso á divisão maior do futebol inglês. Contudo, esta época esse regresso aconteceu finalmente, o Leeds surgiu ainda melhor e mais forte que na época passada e conquistou o Championship, colocando Elland Road novamente no mapa do roteiro da Premier League, 16 anos depois e pela mão de “El Loco” o Leeds voltará a gladiar-se com os maiores de Inglaterra.
Composição do Plantel
Dada a história recente do clube e as últimas campanhas na 2ª Divisão Inglesa poderia parecer que uma revolução estaria a caminho no plantel do Leeds... Mas não com Bielsa! Em vez de “contratar” a palavra de ordem do argentino foi “potencializar”.
Na época 2018/2019 dos 20 jogadores mais utilizados por Bielsa apenas 4 eram reforços (tendo um deles apenas ter chegado em Janeiro) para além de mais 2 que eram jogadores regressados de períodos de empréstimo, um acabou por ser o jogador mais utilizado durante a primeira época e o 2º mais utilizado na segunda época de Bielsa, o outro saiu no fim da época para a Premier League. Para a época 2019/2020 o Leeds perdeu 5 dos 20 mais utilizados na época anterior, contudo, apenas 4 reforços surgem na lista da presente época, mais uma prova da potencialização dos recursos já pertencentes ao clube feito por Bielsa.


Dados estatísticos
Quando comparamos a última década do Leeds, vemos que Bielsa potenciou jogadores, trouxe um futebol frenético e apaixonante mas também trouxe resultados. Na tabela abaixo podemos ver as últimas dez épocas do Leeds e observamos que desde que Bielsa chegou ao clube apresenta os melhores números em 10 das 11 variáveis estatísticas apresentadas (8 delas conseguidas nesta época).

Por MasterFootball
Comments