Rio Ave FC - A ascensão
- MasterFootball
- 14 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Após a subida à 1ªLiga, em 2008, o Rio Ave FC é um exemplo a seguir. Os vilacondenses estão no principal escalão do futebol nacional já há 12 temporadas consecutivas e são cada vez mais uma referência no nosso país.

O Rio Ave FC conseguiu atingir uma estabilidade nas primeiras épocas, onde a luta pela manutenção nem sempre foi fácil, tendo sido a época de 2011/2012 aquela onde estiveram mais perto de serem despromovidos, ao serem o primeiro clube fora da linha de água, com mais 4 pontos que o CD Feirense.
Os vilacondenses têm demonstrado um enorme crescimento, contando com 8 presenças no Top 10, em 12 temporadas, tendo 6 delas, sido atingidas nas últimas 6 épocas.
Nas variáveis apresentadas, o Rio Ave FC atingiu o seu melhor resultado nas mesmas nas últimas três temporadas. As épocas de 17/18 e de 19/20 foram as melhores do clube a nível posicional, com um 5ºlugar conseguido, feitos atingidos por Miguel Cardoso e Carlos Carvalhal, respetivamente.
A nível da percentagem de vitórias, os rioavistas obtiveram o mesmo resultados nas duas temporadas, com 44%, porém, na temporada de 19/20, para além de baterem o recorde de pontos do clube, o Rio Ave FC também atingiu o seu melhor resultado ao nível da percentagem de derrotas, golos sofridos por jogo e pontos conquistados por jogo.

A percentagem de vitórias dos vilacondenses tem aumentado consideravelmente ao longo do tempo, tendo desde 2015, obtido valores superiores a 40%, com exceção de uma temporada, um registo bastante consistente e bastante superior ao alcançado nas primeiras épocas após o regresso à 1ªLiga.
No regresso ao principal escalão, o Rio Ave FC chegou a obter, por mais que uma vez, uma percentagem de derrotas superior a 50%, contudo, desde de 2014 que o emblema de Vila do Conde não regista valores inferiores a 38% , tendo mesmo uns impressionantes 26% na temporada de 19/20.

Nas 12 temporadas na 1ªLiga, o Rio Ave conseguiu apenas por uma vez, nas primeiras 6 temporadas, superar 1,4 pontos por jogo, enquanto nos 6 últimos anos, apenas por uma ocasião não superaram esse valor.
No que toca à relação entre a diferença da média de golos marcados e sofridos, os vilacondenses contabilizaram um valor médio negativo de -0,30, nas primeiras 6 temporadas de 1ªLiga, contudo, nas últimas 6 épocas, os rioavistas obtiveram um valor médio, já positivo, de 0,03.
Por MasterFootball
Comments