top of page

A evolução da Atalanta sob a batuta de Gasperini

Cada vez mais nos vamos acostumando ao ver a Atalanta nos lugares cimeiros da Serie A, nas fases decisivas da Taça de Itália e, desde a temporada passada, na fase final da Liga dos Campeões. A Atalanta é já uma equipa bem cotada a nível nacional e, cada vez mais, a nível internacional. Esta enorme evolução do emblema de Bérgamo deveu-se, essencialmente, à chegada de Gian Piero Gasperini. O italiano chegou em 2016 a Bérgamo e revolucionou o clube por completo, transformando-os numa equipa de elite com prestações soberbas dentro das 4 linhas.

Não devemos esquecer que, por de trás deste enorme trabalho de Gasperini, houve uma direção extremamente competente que forneceu sempre as melhores condições para promover a evolução e aprimorou outras áreas dentro do clube, pois a Atalanta é cada vez mais uma referência nos escalões de formação em Itália.

Desde o momento em que chegou, Gasperini, elevou a fasquia exibicional dos nerazurri, elevando a média de pontos por jogo de 1,15 para 1,84, a média de golos por jogo de 1,06 para 1,98 e diminuindo a média de golos sofridos de 1,34 para 1,15.

Nas últimas 10 temporadas da Atalanta, Gasperini foi o timoneiro nas últimas 5 e, é de destacar que quer ao nível de golos marcados, como ao nível de pontos conquistados por jogo, o italiano superou de longe os números das 5 anteriores temporadas do emblema de Bérgamo.

No que toca a resultados na Serie A, Gasperini elevou a taxa de vitórias de 30% para 53%, diminuindo o número de empates ligeiramente e o número de derrotas de 41% para 19%.

Ao nível da tabela classificativa, Gasperini, com exceção de um 7ºlugar em 17/18, alcançou sempre o 3º ou 4º posto da tabela classificativa, que garante presença na fase de grupo da Liga dos Campeões, atualmente.

É notória a evolução classificativa da Atalanta, sendo que nas 5 temporadas antes da chegada de Gasperini, os nerazurri andaram perto da descida em duas ocasiões.

No que toca à Taça de Itália, Gasperini nunca fez pior que atingir os Oitavos de Final, que era até então, o melhor resultado da equipa de Bérgamo nas 5 épocas anteriores.

Gasperini já atingiu uma final em 18/19 e uma semi final no ano anterior, se bem que esta temporada já se encontra nos quartos de final.

Esperamos ver a parceria Gasperini - Atalanta por largos anos, sendo que esta é uma das equipa mais entusiasmantes da Europa e o seu crescimento devia ser a prova que um clube de dimensão inferior pode chegar a patamares bem altos.


 
 
 

Comentarios


©MasterFootball. 2020. Todos os direitos reservados.

bottom of page