Campeonato de Portugal | Série B - Análise da 7ª Jornada
- Jorge Mendes
- 16 de nov. de 2022
- 6 min de leitura
Guarda Desportiva 0-1 Marítimo B
Os insulares venceram na deslocação e deram um bom passo no objetivo de fugirem da zona de despromoção.
O golo surgiu aos 56' e foi apontado por Carlos Eduardo, que havia entrado ao intervalo, e foi suficiente para dar os 3 pontos à equipa que viajou da Madeira.

Figura 1- Golo do Marítimo B
O golo de Carlos Eduardo definiu a partida e foi o momento que decidiu o encontro. O golo insular surgiu numa recuperação de bola já no meio campo ofensivo, tendo o movimento de rotura de Kanu a partir da esquerda criado uma situação de 2x2 contra os centrais do Guarda Desportiva. O avançado do Marítimo B com um passe cruzado conseguiu encontrar Carlos Eduardo já dentro da área, que não teve dificuldades em fazer balançar as redes.
Lusitânia Lourosa 2-2 Beira-Mar
Num dos jogos de maior destaque do fim de semana, Luistanistas e Aveirenses empataram a 2 bolas em Lourosa.
À passagem do 10º minuto de jogo, Vieirinha vê um movimento diagonal de Marcelo Santiago e coloca-lhe a bola redondinha para este, de pé esquerdo, apontar o 1º golo do jogo com uma excelente execução.
Ainda antes do intervalo ambas as equipas ficam com menos 1 homem em campo. Ivanildo e Kiko Rodrigues receberam ordem de expulsão e o resultado manteve-se até ao fim da primeira parte.
Aos 54' foi assinalada grande penalidade para o Beira-Mar, tendo Marcelo Santiago aproveitado para ampliar a vantagem dos forasteiros.
Quando tudo parecia bem encaminhado para os homens de Ricardo Maia há grande penalidade assinalada para o Lusitânia de Lourosa, castigo máximo que foi convertido com sucesso por Diogo Rosado.
Os Lusitanistas ganhavam ânimo com o golo mas pouco depois Nandinho é expulso e deixa os locais reduzidos a 9 unidades.
Quando tudo estava novamente favorável aos homens da cidade de Aveiro, nova grande penalidade assinalada a favor dos locais e, Diogo Rosado, com classe e frieza, empata a partida e emociona ainda mais o encontro.
Até ao apito final o resultado manteve-se, com nota ainda para a expulsão de Marcelo Santiago aos 90+4', fazendo com que ambas as equipas terminassem reduzidas a 9 unidades.

Figura 2- Primeiro golo do Beira-Mar
Os aveirenses chegaram ao intervalo a vencer com um excelente golo, apontado por Marcelo Santiago, servido com mestria por Vieirinha. O médio ofensivo viu o movimento de rotura realizado pelo avançado no espaço entre centrais e, com classe e mestria, definiu da melhor forma colocando a bola redondinha para uma finalização espetacular de Marcelo Santiago.
Resende 2-1 Valadares Gaia
O Resende soma a sua segunda vitória consecutiva no campeonato, vencendo a boa equipa do Valadares por 2-1.
Aos 14', Zé Pedro converte um castigo máximo e dá vantagem aos homens do distrito de Viseu.
Aos 50', o artilheiro da Série B, Ouvido Lourenço, finaliza da melhor forma um lance individual sobre a direita e dilata a vantagem dos locais.
Não tardou a resposta do Valadares e João Pinto, de cabeça, reduziu a desvantagem forasteiro, porém, o resultado não sofreu mais alterações até ao final e o Resende somou nova vitória.

Figura 3- Segundo golo do Resende
O Resende deu um golpe bastante forte no Valadares com o segundo golo. O golo surgiu numa transição após um canto do Valadares, onde Ouvido Lourenço foi lançado na profundidade sobre a direita e originou-se uma situação de 3x3. O avançado dos locais optou pelo lance individual, trocando os pés ao seu adversário e rematando cruzado à entrada da área, fazendo um golo importantíssimo que relança o Resende no campeonato.
Gondomar 3-1 Castro Daire
O Gondomar mantém o seu estatuto como a única equipa invicta na Série B. Os comandados de Domingos Barros levaram de vencida o Castro Daire resolvendo o jogo nos instantes finais da partida.
Aos 33' o Castro Daire coloca-se em vantagem numa bola longa colocada nas costas da linha defensiva gondomarense com Marcel, de calcanhar, a assistir Diogo Braz que abre o ativo no encontro.
Foi no primeiro minuto da segunda parte que Nilo, acabado de entrar, responde assertivamente com a cabeça a um cruzamento de Ângelo sobre a direita e empata as contas em Gondomar.
Ao minuto 89 é Yemi que, em esforço, desvia para o fundo das redes um cruzamento de Hulk e coloca os locais na frente.
O triunfo iria ficar selado aos 90+2' com Nilo a converter uma grande penalidade e a descansar os adeptos da casa que puderam celebrar mais uma vitória.

Figura 6- Segundo golo do Gondomar
Os locais reviraram o marcador ao minuto 89 com um cruzamento fechado de Ângelo a partir da esquerda. Na área, o Gondomar apresentava 3 homens em zona de finalização e foi Yemi, que em esforço, consegue desviar a bola para o fundo das redes.
Alpendorada 3-2 Camacha
O Alpendorada voltou a vencer dentro de portas, num jogo emotivo, a equipa do Camacha por 3-2 e saiu para fora dos lugares de despromoção.
Aos 11', João Garcês aproveitou uma saída em falso do guardião insular e, dentro da área, finalizou para dentro da baliza abrindo o ativo para os locais.
Aos 21' na sequência de um lançamento, a bola sobra para a zona central e, fora da área, Afonso Sousa aponta um golo de belo efeito restabelecendo a igualdade.
Ainda antes do intervalo, Fraga recupera, já dentro da área, a bola ressaltada após um remate intercetado de Chiquinho e, de pé esquerdo, volta a colocar o Alpendorada na frente do marcador.
Aos 74', de livre direto, Cristiano Gomes empata a partida com uma bela execução, porém, a turma de Manuel Matias ainda voltaria a colocar-se novamente na frente. A machadada final foi dada por Alex Silva, que com um pontapé fortíssimo e colocado ofereceu 3 pontos aos Pedreiros.

Figura 5- Golo da vitória do Alpendorada
Alex Silva saltou do banco para, aos 83', oferecer a vitória aos locais com um pontapé fantástico. Houve muito espaço entre os centrais do Camacha, oferecendo espaço ao homem do Alpendorada para receber, olhar e disparar um tiro fatal para os insulares.
Rebordosa 2-1 Machico
A turma de Arlindo Gomes volta a vencer e mantém-se como uma das boas surpresas desta série.
Os locais chegaram ao golo ao minuto 12, num cruzamento de Nelson Monteiro, Pipo ganha a primeira bola e Luis Gonçalves desvia para o fundo da baliza adversária abrindo o ativo.
Já na segunda parte, Leo Andrade restabelece a igualdade aproveitando um momento de desequilíbrio dos locais, aparecendo o Machico com 3 homens sem marcação na zona do 2ºposte.
Aos 70', uma saída em falso de Marco Jesus, permitiu a Miguel Silva desviar um cruzamento de Nelson Monteiro para uma baliza deserta voltando a dar vantagem ao Rebordosa.

Figura 6- Segundo golo do Rebordosa
Os locais chegaram à vantagem já na entrada para os últimos 20 minutos com golo de Miguel Silva. Nelson Monteiro cruzou uma bola aberta da direita e Miguel Silva, aproveitando uma saída em falso de entre os postes de Marco Jesus, cabeceou para o fundo das redes para alegria dos adeptos locais presentes.
Salgueiros 2-1 Leça
Em jogo de líderes o Salgueiros levou a melhor sobre os Leceiros com o golo da vitória a ser apontado já em tempo de compensação.
Aos 8 minutos de jogo, numa jogada sobre a direita, Cícero cruza uma bola para defesa incompleta de Diogo Silva, aparecendo Ruizinho a finalizar no coração da área abrindo o ativo para os locais.
Foi num pontapé de longa distância que o Leça empatou a partida com Gonçalo Cardoso a anotar um golo para mais tarde recordar.
Aos 90+4' Cícero, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Diogo Valente, aproveita uma bola perdida, ressaltada pelo poste, para fechar o encontro e dar a vitória ao Velho Salgueiral.

Figura 7- Golo da vitória do Salgueiros
Foi num canto aberto de Diogo Valente que o Salgueiros chegou à vitória já ao minuto 90+4.
O Salgueiros apareceu com 3 homens na zona do 2ºposte e Bakary Konaté, subindo ao 3º andar, cabeceou a bola ao poste, tendo esta ressaltado para dentro da pequena área onde estava Cícero, com cheiro do golo, para finalizar da melhor maneira e reforçar a posição de líder de Série B para os locais.
Salgueiros vence e reforça a posição de líder com Rebordosa e Gondomar a aproveitarem o desaire do Leça para passar para a frente dos Leceiros na tabela classificativa.
Camacha, Valadares e Beira-Mar seguem-se na tabela, não conseguindo somar triunfos nesta jornada. Por sua vez, o Alpendorada saiu para fora da zona de despromoção, com Marítimo B e Resende a darem saltos importantes na classificação.
O Lusitânia Lourosa continua a ser a principal deceção do campeonato, somando apenas 7 em 7 jogos.
Castro Daire, Machico e Guarda Desportiva, que somaram desaires nesta jornada, são os três últimos classificados.

O líder Salgueiros viaja até às ilhas para tentar reforçar o estatuto de líder. No assalto à liderança o Rebordosa desloca-se à Camacha e o Gondomar tem jogo grande na casa do Leça.
Em lutas do meio da tabela o Valadares recebe um Alpendorada em boa forma e o Beira-Mar procurará voltar aos triunfos na receção ao Guarda Desportiva.
Marítimo B e Resende medirão forças na procura por manter os resultados positivos das últimas jornadas e o Castro Daire recebe o Lusitânia de Lourosa em jogo de aflitos.
Comments