Campeonato de Portugal | Série B - Antevisão da 7ª Jornada
- Jorge Mendes
- 11 de nov. de 2022
- 6 min de leitura
Atualizado: 12 de nov. de 2022
Salgueiros x Leça
Este fim de semana há jogo de líderes na Série B. Os salgueiristas, que se têm revelado uma das equipas mais fortes em prova, recebem o Leça.
O lugar que ocupam aliado à reviravolta que conseguiram no fim de semana passado em Castro Daire, dão confiança aos comandados de Pedro Barroso que podem aproveitar esta jornada para começar a marcar uma posição na prova.
O Leça, que após uma pré temporada muito conturbada a todos os níveis, tem sido uma surpresa pela positiva neste campeonato. Contudo, os Leceiros perderam nas duas últimas deslocações (Camacha e Alpendorada) e enfrentam uma equipa com um excelente rendimento caseiro.
O Salgueiros, com fator casa favorável, talvez seja ligeiramente favorito, mas o Leça promete equilibrar e disputar um jogo que será, sem dúvida, um dos mais "quentes" da jornada.
Rebordosa x Machico
O Rebordosa tem sido uma das sensações da Série B e, após a derrota em Leça da Palmeira, procura voltar aos triunfos no regresso a casa. A equipa de Arlindo Gomes tem um registo 100% vitorioso dentro de portas e tudo indica que assumirão o papel de favoritos frente ao Machico.
A turma de João Manuel Pinto tem feito uma campanha de excelência na Taça de Portugal, porém, no Campeonato de Portugal o rendimento dos insulares não tem sido muito positivo. O Machico até já ganhou fora de portas (1-2 em Resende) mas perdeu nas outras duas ocasiões que visitou o continente, 1-2 em Gaia frente ao Valadares e, acabou mesmo por ser goleado por 0-4 em Leça da Palmeiras.
Jogando em casa e, contando também com um jogo para a Taça de Portugal do seu adversário a meio de semana, o Rebordosa terá de ser considerado favorito para este encontro.
Alpendorada x Camacha
Os Pedreiros regressam a casa, onde surpreenderam o Leça há duas jornadas atrás, procurando somar mais pontos para fugir aos lugares de despromoção onde se encontram. Após os desaires frente ao Beira-Mar e Castro Daire, a equipa do Alpendorada soma 4 pontos em 2 jogos e está, certamente, motivada para voltar ao seu reduto na procura de pontos.
O Camacha tem sido uma das equipas mais consistentes da Série B, contando já com 2 vitórias e 1 empate fora de portas. Com jogos sempre com poucos golos, a equipa insular foi obrigada a anular uma desvantagem de 2 golos na última jornada, falhando ainda uma grande penalidade. Com aquela recuperação a turma de Christopher Pilar demonstrou a sua força enquanto coletivo e vem à procura de assaltar os dois primeiros lugares.
Ambas as equipas vêm moralizadas e espera-se um jogo equilibrado com ambas as equipas à procura de pontuar.
Gondomar x Castro Daire
O Gondomar, ainda invicto no campeonato, é uma das equipas que mais pode beneficiar desta jornada. O embate entre líderes e o jogo na condição de visitado dos gondomarenses, podem deixar a equipa de Domingos Barros bem pertinho dos lugares de acesso à fase de subida.
O Castro Daire, que após vencer o Alpendorada somou 2 derrotas consecutivas, encontra-se numa fase menos positiva, onde até sofreu uma reviravolta caseira, diante do Salgueiros, no domingo passado.
A consistência do Gondomar e o seu bom registo caseiro fazem deles favoritos para o embate frente aos comandados de Vasco Almeida.
Resende x Valadares Gaia
A turma do distrito de Viseu ganhou vida com a vitória no último fim de semana, regressando a casa na procura de dar continuidade aos resultados positivos. Dentro de portas o Resende ainda só sabe o que é perder e enfrenta um adversário bastante complicado.
Após um confronto a meio de semana, para a Taça de Portugal, frente ao primodivisionário Casa Pia, os Gaienses voltam a focar no campeonato, procurando levar pontos de mais uma deslocação. A turma do Valadares ainda não venceu fora de portas mas é das equipas com futebol mais atrativo na Série B.
O Resende mostra-se mais competitivo e até joga em casa, porém, mesmo enfrentando um adversário que ainda não venceu na condição de visitante, o favoritismo deve tender para os comandados de António Oliveira.
Lusitânia Lourosa x Beira-Mar
Talvez as duas maiores desilusões da Série neste início de época enfrentam-se em Lourosa no Domingo.
A turma de Luís Pinto ainda só venceu por 1 vez neste campeonato e, por pouco, não foi novamente derrotada na última jornada na Madeira.
Os comandados de Ricardo Maia voltam a focar no campeonato, após compromisso para a Taça de Portugal na quarta feira passada, precisando urgentemente de voltar aos triunfos. Os aveirenses enfrentam uma fase negativa, contando com 2 derrotas e 1 empate nos últimos 3 encontros para o Campeonato de Portugal.
Equilíbrio é o que se espera para este grande embate, com duas equipas altamente pressionadas pelo lugar que ocupam na tabela classificativa, sendo difícil atribuir o favoritismo a alguma das equipas.
Guarda Desportiva x Marítimo B
Após um bom arranque de campeonato a turma da Guarda atravessa um mau momento, com a saída do técnico Pedro Duarte e, ainda conta também com 3 derrotas e 1 empate nos últimos 4 jogos.
O Marítimo B, por sua vez, ainda não perdeu em casa, porém, fora do seu reduto, os insulares contam com 3 derrotas em 3 jogos, fazendo apenas 1 golo e sofrendo 5.
Com ambas as equipas a necessitar urgentemente de pontos, espera-se um jogo bastante disputado e com algum equilíbrio.
O mau momento que o Guarda Desportiva está a atravessar aliado à instabilidade que se faz sentir no clube não nos leva a atribuir o favoritismo aos homens da casa. No entanto, o mau desempenho dos verde-rubros fora de portas não é um ponto positivo a favor dos visitantes, que esperam conquistar os primeiros pontos fora de portas já no domingo.
Jogadores em Destaque

Figura 1- Jogos e Jogadores em Destaque da 7ª Jornada da Série B
Mendonça (Salgueiros) - O extremo da Guiné-Bissau tem sido uma das peças chave do líder do campeonato. Já com 3 golos apontados, o extremo salgueirista promete ameaçar as redes do Leça num dos jogos grandes da jornada. Com Mendonça em campo a baliza dos Leceiros estará sempre em sinal de alerta.
Rui Filipe (Rebordosa) - O central tem sido uma muralha na defensiva do Rebordosa. Já com algumas épocas de experiência em campeonatos nacionais, Rui Filipe tem utilizado esse traquejo para se assumir como um dos pilares da equipa do distrito do Porto neste regresso aos nacionais. O central será um osso duro de roer para a ofensiva do Machico no domingo e muito do sucesso defensivo da turma de Arlindo Gomes irá depender dele.
Ruben Vale (Alpendorada) - Adaptado a lateral pelo seu anterior técnico, Paulo Mendes, transitando com ele para o Campeonato de Portugal na presente temporada, Ruben Vale tem sido um dos maiores destaques dos Pedreiros neste arranque de temporada. A sua capacidade de aceleração, com e sem bola, pelo corredor direito vai, certamente, causar problemas à defensiva da Camacha no domingo. A atravessar um excelente momento, Ruben Vale é um dos maiores agitadores dos pedreiros e promete fazer estragos para ajudar a sua equipa a conquistar os 3 pontos no fim de semana.
Pedro Ferreira (Gondomar) - Pedro Ferreira tem sido um dos elementos em destaque da equipa comandada por Domingos Barros. Já com 1 assistência na prova, Pedro Ferreira é médio mais perigoso dos gondomarenses no que toca a colocar os colegas próximos do golo e será, por certo, uma séria ameaça à baliza do Castro Daire no domingo.
Diogo Cunha (Valadares Gaia) - Com um currículo invejável, Diogo Cunha é um dos principais nomes deste campeonato. O médio dos gaienses é peça chave no xadrez da equipa de António Oliveira e, para além, de ser o motor da equipa, Diogo coloca por diversas vezes os colegas na cara do golo. Com uma boa exibição no último fim de semana, onde até fez um golo de belo recorte técnico, o médio veterano pode aproveitar o seu bom momento para ajudar a sua equipa a levar os 3 pontos de Resende.
Diogo Rosado (Lusitânia Lourosa) - Apesar do arranque de campeonato turbulento da sua equipa, Diogo Rosado tem subido o seu nível e espalhado magia dentro das 4 linhas. Tendo uma excelente capacidade no último passe, seja a partir da direita ou da zona central, o médio ofensivo dos Lusitanistas será, certamente, uma dor de cabeça para a turma de Ricardo Maia na próxima jornada.
Rodrigo Andrade (Marítimo B) - O jovem médio defensivo tem dividido o seu tempo entre equipa B e os Sub23. No entanto, Rodrigo Andrade, que conta já com presenças na equipa principal do Marítimo, encheu o campo no último domingo frente ao Lusitânia de Lourosa, onde até teve influência direto no golo da sua equipa, colocando uma bola longa com excelente precisão para Rúben Marques. A enorme qualidade do médio insular pode ser um problema para o Guarda Desportiva nesta jornada.
Comentários