Análise da 6ªJornada do Campeonato de Portugal | Série A
- Jorge Mendes

- 8 de nov. de 2022
- 6 min de leitura
Vila Meã 5-1 Monção
O Vila Meã deixou de ser o lanterna vermelha da Série A após golear o Monção por 5-1.
A equipa de Pedro Machado estreou-se a vencer esta época e foi logo aos 8 minutos que Ekene Okoliugo colocou os locais em vantagem com um excelente trabalho dentro da área. Aos 19' Rúben Filipe, que converteu uma grande penalidade e, no final da 1ªparte, Pedro Meneses, dilataram a vantagem do Vila Meã. No 2º tempo rede só voltou a abanar na reta final e, novamente de grande penalidade, Adílio Varela coloca o resultado em 4-0. Pouco depois, o mesmo Adílio Varela bisa e aumenta para 5-0. Foi apenas em período de compensação que a equipa do Monção conseguiu o golo de honra através de Zezinho.

Figura 1- Primeiro golo do Vila Meã
O primeiro golo do Vila Meã aconteceu numa fase precoce e foi importante para os locais conseguirem alcançar um vitória expressiva. A linha defensiva do Monção deixou algo a desejar com o ala direito a não equilibrar junto do central do lado direito e abriu um buraco enorme, espaço esse que foi aproveitado por Ekene Okoliugo, que depois de ultrapassar o central do Monção teve espaço e tempo para atirar a contar e abrir o ativo para o Vila Meã.
Pevidém 2-2 Merelinense
Numa curta deslocação até Guimarães, o Merelinense chegou mesmo a ter a vitória nas mãos após conquistar uma vantagem de dois golos. No entanto, os locais reagiram e conseguiram ainda salvar 1 ponto.
O primeiro golo da partida já chegou no início da 2ªparte por intermédio de Serginho, que à entrada da área, servido por Danilson Mendes, inaugura o marcador para a turma de Merelim.
Passado 3 minutos, boa combinação no corredor direito e um excelente apoio frontal de Midana Cassama a servir, da melhor forma, Zé Miguel que dilata a vantagem dos forasteiros. Contudo, aos 68' e 74', o central, João André, bisa no encontro e garante ascendente à turma caseira que vinha a ameaçar o golo há muito tempo com inúmeras ocasiões flagrantes perdidas. O maior ascendente do Pevidém que assumiu mais o jogo e criou o dobro das situações do Merelinense não foi suficiente para alterar mais o marcador até a o final e ambas as equipas levaram 1 ponto.

Figura 2- Golo do empate do Pevidém
O central João André, capitão do Pevidém, foi a grande figura a bisar no encontro e a auxiliar a uma recuperação de uma desvantagem de dois golos.
O lance do segundo golo foi de insistência, após um canto, a equipa do Pevidém "carregou" em cima do Merelinense e, ainda com uma bola no ferro na sequência do lance, João André continuou subido no terreno e surgiu dentro da área, em boa posição, para corresponder com sucesso ao cruzamento de Henry Medarious e restabelecer a igualdade no marcador.
Maria da Fonte 1-0 Vilar de Perdizes
O Maria da Fonte conquista a 1ª vitória da temporada frente a uma das sensações da Série A.
A equipa do Vilar de Perdizes ficou reduzida a 10 unidades após expulsão de Eduardo Aguiar.
A turma transmontana não perdia desde a 1ª jornada e não levou pontos da Póvoa do Lanhoso graças a um golo de Cabreira ao minuto 90+8', dando seguimento a um pontapé de canto fechado batido entre a zona central e do 1ºposte.
Após o golo do Maria da Fonte, Henrique Vieira e Bruno Pini (Guarda-Redes suplente do Vilar de Perdizes - fora do campo) são expulsos. O resultado não mais se alterou até ao 12ºminuto da compensação e a turma da casa somou a 1ª vitória na prova.

Figura 3- Golo do Maria da Fonte
O momento do jogo ocorreu ao minuto 90+8, na sequência de um canto. A bola batida entre a zona do 1ºposte e a zona central foi assertivamente correspondida pela boa movimentação de Cabreira, que ao cair do pano selou o triunfo da turma da Póvoa de Lanhoso.
São Martinho 1-2 Vianense
A turma de Viana do Castelo aproveitou o deslize do Tirsense e aproximou-se da liderança da prova, batendo por 2-1 o São Martinho.
Numa primeira parte pobre em ocasiões de golo, o Vianense chega à vantagem através de uma excelente execução de um livre direto por Gaby.
Na segunda parte a equipa do São Martinho entrou mais forte e criou algumas situações para empatar a partida, porém, sem sucesso.
Não conseguindo aproveitar o ascendente para chegar ao empate, a turma da casa acabou por sofrer o 2º golo numa situação de contra-ataque bem finalizada por Claúdio Ribeiro.
Aos 79', na sequência de um canto, o São Martinho empata a partida com uma boa finalização de cabeça do avançado, André Martins.
Até ao final nota ainda para a expulsão de Luiz Grando na equipa da casa, deixando a turma de Pedro Cunha com 10 elementos até ao apito final.

Figura 4- Segundo golo do Vianense
O momento do jogo tem de ser o segundo golo do Vianense. Num livre favorável ao São Martinho, o central Ricardo Carvalho uma receção infeliz, sem oposição e perde a bola, originando um espaço enorme entre central e lateral, espaço esse que foi aproveitado pelo Vianense que chegou ao golo através de um bom movimento de rotura de Cláudio para abrir uma vantagem de dois golos e dar um golpe importante na equipa da casa.
Dumiense 4-2 Pedras Salgadas
O Pedras Salgadas sofreu a primeira derrota no campeonato após perder por 4 bolas a 2 no terreno do Dumiense.
Corria o minuto 6 quando, num bom ataque organizado, Túlio corresponde da melhor forma a um cruzamento sobre a direita e abre o marcador para os da casa.
Pouco depois, uma boa combinação entre João Victor e Rui Macedo, termina com este último a colocar a bola no fundo das redes da equipa transmontana e a dilatar a vantagem.
Aos 30', após uma excelente triangulação na zona central, Katatau tira um adversário da frente e executa um remate certeiro para voltar a colocar o Pedras Salgadas na luta pelos pontos.
Em cima do intervalo, uma entrega infeliz do lateral Tomás Piedade isola o atacante do Dumiense e o guardião Gonçalo Pinto comete grande penalidade. Pontapé de penalti que João Victor não desperdiçou e 3-1 era o resultado ao intervalo, favorável ao Dumiense.
Na 2ªparte, Katatau converte uma grande penalidade e volta a reduzir a desvantagem da equipa da vila termal, porém, em cima do minuto 90, nova grande penalidade para o Dumiense e, Zé Diogo Abreu, coloca o resultado final em 4-2, garantindo o 3º triunfo para o Dumiense no Campeonato de Portugal.

Figura 5- Primeiro golo do Dumiense
O Dumiense chegou cedo à vantagem e o primeiro golo foi fundamental para dar à equipa confiança para somar mais um triunfo no campeonato.
O primeiro golo é destacado pela sua origem. O Dumiense teve um ataque organizado muito bom onde conseguiu rodar a bola de um corredor ao outro, variando entre jogo curto para atrair e bolas mais longas para encontrar o espaço livre e acelerou muito bem o jogo para chegar a zona de finalização, onde conseguiu criar superioridade na zona do 2ºposte, sendo que Túlio tem tempo e espaço para receber e finalizar, colocando os locais na frente do marcador.
Bragança 0-1 Amarante
Num jogo pobre em oportunidades de golo, os alvi-negros assumiram a liderança da Série A, aproveitando o deslize do Tirsense e, vencendo em Bragança por 1-0.
O golo da equipa de Renato Coimbra apenas surgiu aos 74' por intermédio de Miguel Pinto, após um excelente cruzamento de Leonel Aubán, sendo suficiente para levar os 3 pontos para Amarante e permitir a ascenção ao 1ºlugar da Série A.
Já perto dos 90' num canto, os brigantinos poderiam ter empatado o encontro mas, Estanga, após carambola, já perto da pequena área, atira por cima da trave da baliza de Iván.
O jogo fica ainda marcado aos 65' pelas duas equipas ficarem reduzidas a 10 elementos pelas expulsões de Camara e Okoli.

Figura 6- Golo do Amarante
Renato Coimbra foi feliz ao ver os dois homens que lançou ao intervalo serem os responsáveis diretos pelo golo que atirou os amarantinos para a liderança da Série A.
Leonel Aubán coloca uma bola aberta, da linha de fundo, ao 2ºposte, onde aparece Miguel Pinto a finalizar ao primeiro toque.
Brito 1-0 Tirsense
A semana atribulada da equipa de Santo Tirso, após saída do técnico Álvaro Madureira para o Vitória SC B, termina em derrota frente ao Brito.
Aos 65', um lance individual de Jeim Botero terminou com uma bela finalização do mesmo. O colombiano fez o golo que ditou o resultado final, garantindo 3 pontos muito importantes para a turma do Brito.
O Tirsense perde assim o 1ºlugar da prova que ocupava desde a 1ªjornada da prova.

Figura 7- Golo do Brito
O golo que resolve a partida nasce de um erro da linha defensivo dos homens de Santo Tirso, não havendo coberturas aos homem que sai ao portador da bola. Com isto, Jeim Botero aproveitou e após o drible ao primeiro defesa ficou praticamente com via aberta para a baliza, não desperdiçando a oportunidade e oferecendo os 3 pontos à equipa local.

Figura 8- Tabela Classificativa e Próxima Jornada
Na próxima jornada o líder Amarante tem nova saída, desta feita ao terreno do Monção. O Tirsense vai tentar regressar às vitórias na receção ao Maria da Fonte, o Vianense vai tentar o assalto aos lugares de apuramento recebendo o Brito e o Pevidém tem uma díficil deslocação até Vilar de Perdizes. O Dumiense desloca-se até Merelim para um dérbi do distrito de Braga e, em Pedras Salgadas há um dérbi transmontano com os locais a receberem o Bragança. Em jogo de aflitos o Vila Meã terá novamente o fator casa a seu favor para fazer valer a vitória da última jornada e tentar amealhar mais 3 pontos na receção ao São Martinho.









Comentários