Análise da 6ªJornada do Campeonato de Portugal | Série B
- Jorge Mendes
- 8 de nov. de 2022
- 6 min de leitura
Guarda Desportiva 0-3 Resende
A equipa da Guarda perdeu pela primeira vez dentro de portas, frente ao último classificado, Resende.
A turma do distrito de Viseu estreou-se a vencer na prova e com goleada.
Aos 14' Ouvido Lourenço isola-se e inaugura o marcador, dando vantagem à equipa comandada por Paulo Amor.
Aos 64', a turma da Guarda foi novamente apanhada em contrapé e, num excelente lance individual, Edelino Ié aumenta a vantagem para o Resende.
O resultado final foi selado por Paulo Jorge, já perto dos 90', com uma boa finalização de cabeça ao 2ºposte.
O Resende conquista os primeiros 3 pontos do campeonato e ganha vida na luta pela manutenção, enquanto a equipa do Guarda Desportiva soma a 2ª derrota consecutiva no campeonato.

Figura 1- Momento do 1º golo do Resende
A má coordenação da linha defensiva custou caro à equipa da Guarda Desportiva, sendo um dos maiores erros no momento do 1ºgolo sofrido. Após um Pontapé de Baliza longo, a equipa perdeu a primeira e a segunda bola e, a má coordenação da linha defensiva, permitiu que Ouvido Lourenço ficasse isolado e apontasse o seu 4º golo no campeonato.
Machico 0-0 Alpendorada
Num jogo pobre, com poucas ocasiões de golo, Machico e Alpendorada anularam-se e empataram a 0.
Apesar do equilíbrio que se fez sentir, as melhores oportunidades do encontro surgiram para os locais, onde aos 52', Siriki Camará, sozinho, já dentro da pequena área, cabeceia para a trave da baliza defendida por João Pinho.
A melhor ocasião da turma de Manuel Matias surgiu aos 90+2', com Rúben Vale a desequilibrar em aceleração pela direita, cruzando para a cabeça de João Garcês que cabeceia à figura do guardião da casa.
Aos 90+4', Leo Andrade, após uma segunda bola na sequência de um canto, remata forte mas vê a bola bater num colega de equipa, muito próximo da linha de baliza.
O jogo terminou empatado, ambas as equipas somaram 1 ponto e mantém-se em zona de despromoção.

Figura 2- Cabeceamento de Siriki Camará na trave
A melhor oportunidade do encontro pertenceu ao Machico e ao seu avançado Siriki Camará, que apareceu livre de marcação ao 2ºposte e, acertou na trave da baliza defendida por João Pinho, após um cruzamento com bola aberta.
Marítimo B 1-1 Lusitânia Lourosa
Num jogo sem grandes ocasiões flagrantes de golo, Marítimo B e Lourosa empataram na Madeira a 1 bola.
Os insulares chegaram à vantagem ao minuto 30, após um excelente passe de Rodrigo Andrade para dentro da área, onde Rúben Marques recebe, tira Rafael Tavares da frente com muita classe e desfere um pontapé letal para o fundo da baliza do Lourosa.
A turma do concelho de Santa Maria da Feira fica reduzida a 10 jogadores ao minuto 82, após expulsão de Mica Borges. No entanto, os comandados de Luís Pinto chegam ao empate aos 90+6' através da infelicidade de Miguel Rosário, que coloca a bola dentro da sua própria baliza.

Figura 3- Golo do empate aos 90+6'
O momento do jogo surgiu ao minuto 90+6, quando a equipa do Lourosa procurava desesperadamente pelo golo e, eis que após uma bola longa metida para a área (situação de 2x2), o central Miguel Rosário, na disputa do duelo, introduz a bola na sua própria baliza estabelecendo o resultado final.
Beira-Mar 0-0 Gondomar
O Beira-Mar, após duas derrotas consecutivas, não conseguiu voltar às vitórias no seu reduto na receção ao Gondomar.
Os aveirenses até tomaram a iniciativa no encontro e assumiram o jogo, porém, sempre com pouca objetividade.
Aos 5' de jogo, o Beira-Mar podia ter chegado à vantagem com Jota a isolar-se mas a não conseguir acertar no alvo.
No minuto 50 é André Silva, que de calcanhar, desvia um cruzamento rasteiro ao 1ºposte mas, o guardião aveirense estava no caminha da bola e defendeu.
Pouco depois, Drula conquista a linha de fundo e cruza a bola para dentro da pequena área, zona onde surge Vieirinha, solto de marcação, mas este acerta com a bola na trave da baliza Gondomarense.
No minuto 86, na sequência de um livre lateral, o Gondomar chegou a gritar golo mas, Maurício cortou a bola em cima da linha de golo e impediu o tento da turma comandada por Domingos Barros.
Num jogo bastante faltoso e conflituoso, as equipas foram incapazes de bater os guardiões adversários e o nulo acabou por nunca ser desfeito.

Figura 4- Oportunidade flagrante de Vieirinha
O Beira-Mar, apesar da pouca objetividade, foi a equipa que mais procurou a vitória ao longo do encontro e, neste lance, ficou muito perto de chegar ao golo. Numa boa envolvência no corredor esquerdo, Drula, já dentro da grande área, conquista a linha de fundo e cruza a bola para dentro da pequena área, onde surge Vieirinha, livre de marcação a finalizar. No entanto, o médio ofensivo da turma comandada por Ricardo Maia acerta na trave da baliza de Ricardo Neves e o nulo manteve-se até ao final da partida.
Camacha 2-2 Valadares Gaia
Num encontro entre duas equipas da primeira metade da tabela, houve divisão de pontos entre Camacha e Valadares Gaia.
Aos 10', na sequência de um canto, cruzamento ao segundo poste e, Diogo Cunha, com um primeiro toque de excelência, arranja espaço e abre o marcador para os forasteiros com um excelente pontapé.
Aos 41', após defesa incompleta de Framelin a um cruzamento/remate, André Claro aparece a cabecear para o 2ºgolo da equipa de António Oliveira, que chega ao intervalo a vencer por 2-0.
A segunda parte até começou com uma bola ao poste do Valadares, que esteve perto de dilatar a vantagem, mas, a equipa da casa acordou e começou a tomar as rédeas do encontro.
O Camacha tem uma última meia hora de bom nível e cria várias ocasiões para voltar a entrar na partida. Aos 74', Vieirinha falha uma grande penalidade que voltava a colocar a turma da casa na discussão do encontro, mas pouco depois, na sequência de um canto, Samuka faz o golo e relança a partida.
Aos 90+2' o Camacha chega mesmo ao empate, novamente na sequência de um canto, com Huguinho a colocar a bola dentro da baliza da equipa de António Oliveira, num lance algo caricato, fechando assim o resultado final da partida.

Figura 5- Primeiro golo do Camacha na sequência de um canto curto
O momento do jogo poderia facilmente ser considerado o golo do empate, já nos descontos, embora algo caricato. Contudo, após desperdiçar uma grande penalidade um pouco antes, momento em que perdiam por 0-2, este canto bem trabalhado veio dar esperança e confiança aos locais.
Na sequência de um canto curto onde conseguem arrastar dois adversários da área, tiram cruzamento fechado para zona central onde surgem com superioridade numérica de 3x2 e, Samuka, atira a contar para dentro da baliza defendida por Pedro Carvalho.
Castro Daire 1-2 Salgueiros
O Salgueiros aproveitou o conjunto de resultados e saltou para a liderança de Série B após vencer em Castro Daire por 2-1.
Os locais até chegaram primeiro à vantagem por intermédio de Rui Pinto, na conversão de uma grande penalidade.
Foi apenas aos 72' que o Salgueiros conseguiu chegar ao empate. Foi numa excelente jogada em ataque organizado que, Abel Folha, com um excelente pormenor dentro da área adversária, coloca uma bola açucarada ao 2ºposte onde surge Chidera, que havia entrado ao intervalo, para finalizar empatando a partida.
Pouco tempo depois, o Salgueiros chega ao golo da vitória numa saída rápida e uma boa combinação entre Cícero e Figueira Joaquim, com este último a tirar da frente um adversário e a executar um pontapé letal para dentro da baliza dos locais.

Figura 6- Lance do segundo golo do Salgueiros
O momento do jogo foi a saída rápida do Salgueiros após recuperação no meio campo defensivo. Chidera encontrou Figueira Joaquim que, após atração de um adversário, soltou no timing certo para Cícero, criando uma situação de 2x2 contra linha defensiva do Castro Daire. Cícero respeitou movimento de rotura de Figueira Joaquim que, após tirar da frente um adversário, ainda de fora da área, dispara bem colocado para o fundo das redes, colocando o Salgueiros na frente da Série B.
Leça 1-0 Rebordosa
Num jogo entre equipas do topo da tabela, o Leça levou a melhor sobre o Rebordosa, vencendo por 1-0 e regressando aos triunfos após o desaire da última jornada.
O jogo foi bastante equilibrado com ocasiões para ambos os lados, mas, foi aos 84' que a partida ficou decidida a favor da equipa da casa. Livre sobre a direita, Rui Moreira bate uma bola fechada para a área e, após um desvio na confusão, esta sobre para o 2ºposte, onde André Ferreira surge para garantir os 3 pontos para o Leça.
O Rebordosa ainda acabou reduzido a 10 unidades com expulsão de Edu Leal já no tempo de compensação.

Figura 7- Golo do Leça
Foi na sequência de uma bola parada que o jogo ficou resolvido a favor da turma da casa.
Com dois homens junto da bola para criar dúvida entra bola aberta ou fechada, foi mesmo Rui Moreira que, de pé esquerdo, coloca uma bola fechada para a zona central. A bola foi desviada na confusão e sobrou para o 2º poste, local onde André Ferreira surgiu sem marcação para selar o triunfo do Leça.

Figura 8- Tabela Classificativa e Próxima Jornada
A próxima jornada promete encontros escaldantes, até porque se enfrentam em Campanhã os líderes da Série B, Salgueiros e Leça lutam pela liderança do campeonato. O Rebordosa recebe o Machico e vai tentar aproveitar o resultado dos seus adversários para vencer e ascender a lugar de apuramento. O Camacha desloca-se ao continente até Alpendorada e o Gondomar recebe o Castro Daire. O lanterna vermelha, Resende, recebe o Valadares Gaia e vai tentar fazer valer a vitória da última jornada para começar com uma série positiva de resultados. Noutro dos grandes jogos da jornada, o Lusitânia de Lourosa e o Beira-Mar medem forças e procuram fazer pontos para chegar aos lugares que desejam após um arranque não muito bem conseguido por parte de ambas as equipas. Para finalizar, o Guarda Desportiva tem novo jogo dentro de portas, com a receção ao Marítimo B, em jogo de aflitos onde ambas as equipas precisam de pontos para sair dos lugares de despromoção.
Comments