Estarão os números favoráveis ao Sporting CP?
- MasterFootball
- 7 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
O Sporting CP chega ao início de novembro na frente do campeonato, com um registo de 5 vitórias e 1 empate, obtido em casa frente a um rival direto (FC Porto 2-2).
O forte arranque leonino, juntando aos desaires inesperados dos seus rivais, começa a fazer crescer o sentimento de esperança dos seus adeptos. Conseguirá o Sporting CP quebrar a malapata e conquistar o tão desejado título, que já escapa ao emblema de Alvalade desde 2002?
O MasterFootball analisou as últimas 20 temporadas do campeonato português para observar o que aconteceu a quem entrou no mês de novembro como líder do campeonato.

Posto isto, podemos observar, que apenas em 9 das 20 temporadas observadas, o clube que liderava a tabela classificativa no início do mês de novembro conseguiu confirmar o título de campeão nacional.
A última vez que alguém que liderava o campeonato na entrada do penúltimo mês do ano se sagrou campeão foi o FC Porto, de Sérgio Conceição, em 2017/18, com um registo impressionante de 28 pontos em 30 possíveis.
Contudo, o Sporting CP, nas últimas 20 temporadas, apenas por uma vez chegou a novembro na liderança do campeonato, na temporada de 2015/16, ainda com Jorge Jesus ao leme, o que mostra a dificuldade que os leões têm sentido nos últimos anos e é mais um indicador de esperança para os seus adeptos.
Tendo em conta estes dados, quem já conseguiu conquistar o título quando já liderava o campeonato no início de novembro?

Das 20 temporadas analisadas, apenas em 45% das ocasiões o líder do campeonato na entrada do 11ºmês do ano se consagrou campeão nacional.
Apenas 2 clubes o conseguiram fazer, FC Porto e SL Benfica.
Os Dragões conseguiram este feito por 7 ocasiões, tendo sido a última, como já referido anteriormente, em 2017/18, no ano de estreia de Sérgio Conceição no comando da equipa azul e branca. Antes desta temporada, é necessário recuar até 2011/12 e 2010/11, onde o clube da cidade invicta era comandado por Vítor Pereira e André Villas-Boas, respetivamente, para observarmos tal feito por parte do FC Porto. Para além destes homens já referidos, apenas Jesualdo Ferreira e José Mourinho o conseguiram fazer ao leme dos Dragões, ambos em duas ocasiões consecutivas, 2006/07-2007/08 e 2002/03-2003/04, respetivamente.
Quanto ao SL Benfica, apenas por 2 ocasiões conseguiu conquistar o título quando liderava o campeonato no início de novembro. Apenas em 2014/15 e 2016/17 as águias o conseguiram fazer, na altura comandados por Rui Vitória e Jorge Jesus, respetivamente.
Concluindo, os dados podem não ser totalmente favoráveis aos leões e não serem um indicador fiável que estarão na luta pela conquista do campeonato, contudo, o facto de esta ser apenas a segunda vez no século XXI que o Sporting CP entra em novembro na liderança do campeonato faz legitimar a esperança dos seus adeptos de voltar a ver o seu clube erguer o mais desejado troféu do futebol português.
Comments