top of page

FK BODØ/GLIMT - MOMENTO DEFENSIVO

Os nórdicos são uma equipa que corre alguns riscos no seu processo defensivo. O Bodo/Glimt é uma equipa que procura reagir muito rápida à perda da posse da bola e, o facto de procurar ter a equipa muito compacta no processo ofensivo facilita neste momento de transição do ataque para a defesa.

Ao nível da organização, o Bodo procura fechar essencialmente os espaços no interior, pressionando alto a construção do adversário.

Quando necessitam de recuar um pouco, defendem em 1-4-1-4-1, passando em determinados momentos para um 1-4-1-3-2 ou 1-4-4-2, com a saída na pressão de um dos MI's. Esta dinâmica surge, por norma, após um passe atrasado ou aquando de um adversário a receber bola de costas.

ree

Na defesa da construção há uma tentativa de condicionar a saída de bola do adversário, com os extremos altos e o PL mais recuado a impedir a ligação com um pivot.

Nesta etapa vemos uma preocupação em fechar o corredor central, deixando espaço livre nos corredores laterais. Há a preocupação em bloquear a saída de bola pelos centrais obrigando o adversário a bater bola longa, onde são os médios que devem sair na pressão aos homens livres, pois caso sejam os laterais, podem causar situações de igualdade numérica atrás.

ree
ree
ree

Defendem em 1-4-1-4-1, sendo que Zinckernagel não é muito participativo neste momento defensivo. Passe atrasado e adversário a receber bola de costas são indicadores de pressão, onde um dos MI's salta na pressão. Quando bola está nos corredores laterais, o Bodo defende em 2 corredores.

ree
ree
ree

A defesa da baliza é sempre complicada de avaliar, pois é uma etapa onde cada equipa se tenta salvar da tentativa de golo adversário como pode, contudo há alguns padrões a retirar da equipa do Bodo/Glimt. Quando atacados por um corredor lateral, lateral contrário ajusta posição e defendem a área com 3 elementos, tentando sempre ter médios por perto para evitar situações de inferioridade numérica.

Por vezes têm dificuldades em proteger a zona do 2ºposte, sendo uma zona débil e que sofrem um pouco com cruzamentos para lá.

ree

Vídeo do Momento Defensivo:


 
 
 

Comentários


©MasterFootball. 2020. Todos os direitos reservados.

bottom of page